O corpo docente do Mestrado em Teoria Literária é composto por 13 professores permanentes, 50% por profissionais oriundos da UFPR e da UTFPR e 50% por doutores formados nos últimos 10 anos.  A política de afastamento de docentes possibilitou a realização de estágio pós-doutoral de 90% dos professores.

ANGELA MARIA RUBEL FANINI (Currículo Lattes)
ANNA STEGH CAMATI (Currículo Lattes)
BRUNILDA TEMPEL REICHMANN (Currículo Lattes)
CÉLIA ARNS DE MIRANDA (Currículo Lattes)
EDSON RIBEIRO DA SILVA (Currículo Lattes)
GREICY PINTO BELLIN (Currículo Lattes)
MAIL MARQUES DE AZEVEDO (Currículo Lattes)
MARCELO ALCARAZ (Currículo Lattes)
OTTO LEOPOLD WINCK (Currículo Lattes)
PAULO HENRIQUE DA CRUZ SANDRINI (Currículo Lattes)
RITA DE CÁSSIA MOSER ALCARAZ (Currículo Lattes)
SIGRID PAULA MARIA LANGE SCHERRER RENAUX (Currículo Lattes)
VERÔNICA DANIEL KOBS (Currículo Lattes)

 

MINICURRÍCULO E DISCIPLINAS OFERTADAS

 

Docente: ANGELA MARIA RUBEL FANINI

Minicurrículo: Possui graduação em Letras/ Português/ Inglês pela UFPR (1987), mestrado em Letras pela UFPR (1991), doutorado em Teoria da Literatura pela UFSC (2003). Concluiu estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro, Portugal, como membro da Linha de pesquisa Representações de Portugal nas Literaturas Estrangeiras e do Estrangeiro na Literatura Portuguesa, 2009. Atua no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da UTFPR, Programa Interdisciplinar na área de Ciências Humanas, na Linha de Pesquisa Tecnologia e Trabalho – TT, e também no Programa de Letras em Teoria da Literatura no Centro Universitário Campos de Andrade – UNIANDRADE, investigando como ocorrem as formalizações discursivas da tecnologia, do trabalho e da subjetividade do trabalhador em textos literários, de Comunicação, de História, do Direito, da Publicidade e outros, com fundamentação na análise dialógica do discurso e na análise de discurso foucaultiana.

Disciplinas:
Poéticas e políticas afro-americanas
Passagens da modernidade
Linguagens da alteridade
Tópicos de leitura II

 

Docente: ANNA STEGH CAMATI

Minicurrículo: Possui Graduação em Licenciatura em Letras Anglo-Germânicas pela Universidade Federal do Paraná (1965), Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Paraná (1978), Doutorado em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte Americana pela Universidade de São Paulo (1987), e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lecionou na Universidade Federal do Paraná até 1996. Atualmente é Professor Titular do Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). Atua em pesquisa, orientação e docência na Área de Letras, na Graduação, Especialização e Mestrado em Teoria Literária, com ênfase em Dramaturgia e Teatro, principalmente nos seguintes temas: apropriações/ adaptações de Shakespeare, linguagens cênicas e fílmicas, dramaturgias contemporâneas e teatro pós-dramático.

Disciplinas:
Teorias do teatro
Poéticas da reciclagem
Poéticas da cena contemporânea
Tópicos de leitura I

 

Docente: BRUNILDA TEMPEL REICHMANN

Minicurrículo: Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrado em Letras pela University of Nebraska at Omaha (UNO) doutorado em Letras pela University of Nebraska in Lincoln (UNL) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Graduate Assistant no curso de Letras da UNO; Professora de Literatura da Washburn University em Kansas e Professora Titular da UFPR. Atualmente é professora do Mestrado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade – Uniandrade, PR. Tem experiência na área de Literaturas de Língua Inglesa e Literatura Comparada, com ênfase em estudos intermidiáticos, trabalhando principalmente com narrativa ficcional e fílmica.

Disciplinas:
Teorias da narrativa
Estudos de Intermidialidade
Metodologia da pesquisa acadêmica
Tópicos de leitura III

 

Docente: CÉLIA ARNS DE MIRANDA

Minicurrículo: Possui graduação em Licenciatura em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Paraná (1975), Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Paraná (1979), Doutorado em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana pela Universidade de São Paulo (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é Professora Titular (aposentada) da Universidade Federal do Paraná. Atua como professor Sênior no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR e como Professora Titular no Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas (Graduação) e na linha de pesquisa Literatura e outras linguagens, atuando principalmente nas seguintes abordagens: W. Shakespeare, literaturas de língua inglesa, recodificação moderna das peças shakespearianas, crítica teatral, teorias do teatro, estudos intermidiáticos, linguagens cênicas.

Disciplinas:
Imagem e literatura
Teorias do teatro
Estudos de intermidialidade
Poéticas da reciclagem

 

Docente: EDSON RIBEIRO DA SILVA

Minicurrículo: Doutor em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Possui graduação em Letras (1993) e especialização em Língua Portuguesa e Literatura (1998) pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul. Atualmente é professor de línguas portuguesa e inglesa na rede pública estadual de ensino, professor de teoria da literatura no curso de mestrado da Uniandrade, em Curitiba, e também de leitura e produção de textos no curso de letras da mesma universidade. Trabalha em escola particular de apoio escolar e de cursos preparatórios. Possui experiência na área de Letras, com ênfase tanto na área de linguística quanto na de literatura Artista plástico, trabalha com pintura e escultura. Escritor com contos publicados. Atua principalmente nas seguintes áreas: língua portuguesa, literatura brasileira, conto, análise do discurso, semiótica e teoria da literatura.

Disciplinas:
Escritas de si – autoficção
Teoria e estudos literários
Escrita criativa I
Escrita criativa II

 

Docente: GREICY PINTO BELLIN

Minicurrículo: Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atuou como professora de língua inglesa no Centro de Línguas da UFPR e como professora temporária de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ministrando aulas para o ensino médio e superior. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura brasileira, portuguesa e norte-americana do século XIX, com especial foco nas obras de Machado de Assis, Edgar Allan Poe e Camilo Castelo Branco, além dos estudos feministas e de gênero, temas aos quais toda a sua produção acadêmica se encontra vinculada. É mestre (2010) e doutora em Estudos Literários pela UFPR (2015), com pesquisa sobre as relações de confluência entre Machado, Poe e Baudelaire. Esteve recentemente vinculada ao Programa Nacional de Apoio à Tradução, financiado pela Fundação Biblioteca Nacional, tendo publicado, pela editora norte-americana New London Librarium, a coletânea Miss Dollar: early stories by Machado de Assis em junho de 2016. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR, conduzindo uma pesquisa pós-doutoral a respeito do uso da paródia nas obras de Machado de Assis e Camilo Castelo Branco. É professora titular do Mestrado em Teoria Literária da UNIANDRADE.

Disciplinas:
Estudos de gênero
Imagem e literatura
Metodologia da pesquisa acadêmica
Tópicos de leitura II

 

Docente: MAIL MARQUES DE AZEVEDO

Minicurrículo: Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1973), graduação em Curso Superior de Música Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1956), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1984) e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (1999). Professora da Universidade Federal do Paraná de 1988 a 2007, faz parte atualmente do corpo docente da UNIANDRADE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura de minorias, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros autobiográficos, literatura afro-americana.e literatura pós-colonial.

Disciplinas:
Linguagens da alteridade
Políticas e poéticas afro-americanas
Escritas de si – autoficção
Poéticas da reciclagem

 

Docente: MARCELO ALCARAZ

Minicurrículo. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1997) e Mestrado em Letras (2001) pela mesma instituição. Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), é Pós-Doutor pela Universidade do Minho, Portugal. Atua como professor em instituições privadas e públicas desde 1998, entre as quais a Universidade Positivo e o IFPR. Faz parte atualmente do corpo docente do Mestrado em Letras da UNIANDRADE. É escritor, autor do romance Senhor Z. Foi escolhido em 2017 como pensador residente pela editora galega Axóuxere, situada em Brión. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Literatura, principalmente nos seguintes temas: Escritas de si, Literatura Brasileira, O Romance de 30, História da Solidão e Sociedade do Espetáculo.

Disciplinas:
Crítica Cultural
Passagens da Modernidade
Escritas de Si – Autoficção
Tópicos de Leitura I

 

Docente: OTTO LEOPOLDO WINCK

Minicurrículo: É doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná, onde também atuou como professor substituto por dois anos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura e Literatura Brasileira. É escritor; autor do romance Jaboc, vencedor do Prêmio Nacional de Academia de Letras da Bahia de Romance 2005, lançado em 2006 pela editora Garamond. Tem ministrado diversas oficinas de criação literária, círculos de leitura e laboratórios de formação de mediadores de leitura.

Disciplinas:
Escrita criativa I
Passagens da modernidade
Tópicos de leitura I
Tópicos de leitura II

 

Docente: PAULO HENRIQUE DA CRUZ SANDRINI

Minicurrículo: Possui graduação em Desenho Industrial – Programação Visual pela Universidade Federal do Paraná (1998), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é Professor Pesquisador III das Faculdades Integradas do Brasil – UNIBRASIL – e Professor do Mestrado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade. Escritor e Editor da Kafka Edições.

Disciplinas:
Escrita criativa II
Tópicos de leitura II
Tópicos de leitura III
Linguagens da alteridade

 

Docente: RITA DE CÁSSIA MOSER ALCARAZ

Minicurrículo: Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2002), Pedagogia (FSB, 2019), e mestrado em Letras pela mesma universidade (2005). Doutorado em Educação pela UFPR (2018), com estágio sanduíche na Universidade do Minho (PT) no Instituto da Criança (bolsista da CAPES). Pós-doutoramento no Centro de Ciências em Educação, Departamento de Metodologia de Ensino com o projeto Nos Teares da memória: a literatura infantil e juvenil africana. Atua em Instituições de Ensino Superior há mais de vinte anos. Autora de livros infantis. Participa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFPR) no projeto Discurso e Relações Raciais, participa também do Núcleo de Estudos em Pesquisa de Infância e Educação Infantil (NEPIE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores (GEPRAFE).

Disciplinas:
Linguagens da Alteridade
Políticas e Poéticas Afro-Americanas
Passagens da Modernidade
Tópicos de Leitura II

 

Docente: SIGRID PAULA MARIA LANGE SCHERRER RENAUX

Minicurrículo: Licenciada em Letras Neo Latinas (Universidade Estadual de Ponta Grossa ,1959), licenciada em Letras Anglo Germânicas (Pontifícia Universidade Católica do Paraná ,1963), mestre em Estudos Anglo Americanos (Universidade de São Paulo,1974), doutor em Língua Inglesa e Literatura Inglesa e Norte-Americana (Universidade de São Paulo,1978) e pós-doutor em Literatura Inglesa e Norte-Americana (Universidade de Chicago, 1984). Professora titular de Literaturas de Língua Inglesa da Universidade Federal do Paraná (aposentada). Atualmente é professora titular do Centro Universitário Campos de Andrade (graduação, especialização e Mestrado em Teoria Literária). Linhas de pesquisa: Literaturas de Língua Inglesa; ficção e poesia contemporâneos. Teoria Literária: poéticas da contemporaneidade, intertextualidade.

Disciplinas:
Teorias da poesia
Poéticas da modernidade
Estudos de intermidialidade
Tópicos de leitura III

 

Docente: VERÔNICA DANIEL KOBS

Minicurrículo: Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2009). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2000). Licenciada em Letras Português-Latim pela Universidade Federal do Paraná (1997). Professora do Curso de Mestrado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade. Coordenadora do Curso de Mestrado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade. Professora do Curso de Graduação de Letras da FACEL e da FAE. Consultora de língua portuguesa e linguagens da RPC TV e da Ó TV. Membro de grupos de pesquisa credenciados junto ao CNPq. Autora de diversos artigos sobre Literatura e Estudos Interartes. Autora de livros didáticos de Língua Portuguesa publicados pela editora Iesde Brasil S. A. Atualmente, desenvolve trabalhos que abrangem as áreas de Literatura, Cinema e Pintura, enfocando as relações entre palavra e imagem e as questões de identidade e alteridade.

Disciplinas:
Imagem e literatura
Literatura e tecnologia digital
Crítica cultural
Teoria e Estudos literários