Corpo Docente

O corpo docente da Pós-Graduação em Teoria Literária é composto por 13 professores permanentes, 50% por profissionais oriundos da UFPR e da UTFPR e 50% por doutores formados nos últimos 10 anos.  A política de afastamento de docentes possibilitou a realização de estágio pós-doutoral de 90% dos professores.

ANNA STEGH CAMATI (Currículo Lattes)
BRUNO VINÍCIUS KUTELAK DIAS (Currículo Lattes)
BRUNILDA TEMPEL REICHMANN (Currículo Lattes)
CAMILA MARCHIORO (Currículo Lattes)
CÉLIA ARNS DE MIRANDA (Currículo Lattes)
EDSON RIBEIRO DA SILVA (Currículo Lattes)
GREICY PINTO BELLIN (Currículo Lattes)
MAIL MARQUES DE AZEVEDO (Currículo Lattes)
MARCELO ALCARAZ (Currículo Lattes)
OTTO LEOPOLD WINCK (Currículo Lattes)
PAULO HENRIQUE DA CRUZ SANDRINI (Currículo Lattes)
VERÔNICA DANIEL KOBS (Currículo Lattes)

MINICURRÍCULO E DISCIPLINAS OFERTADAS

Docente: ANNA STEGH CAMATI

Minicurrículo: Possui Graduação em Licenciatura em Letras Anglo-Germânicas pela Universidade Federal do Paraná (1965), Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Paraná (1978), Doutorado em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte Americana pela Universidade de São Paulo (1987), e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lecionou na Universidade Federal do Paraná até 1996. Atualmente é Professor Titular do Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). Atua em pesquisa, orientação e docência na Área de Letras, na Graduação, Especialização e Mestrado em Teoria Literária, com ênfase em Dramaturgia e Teatro, principalmente nos seguintes temas: apropriações/ adaptações de Shakespeare, linguagens cênicas e fílmicas, dramaturgias contemporâneas e teatro pós-dramático.

Disciplinas:
Teorias do teatro
Poéticas da reciclagem
Poéticas da cena contemporânea
Tópicos de leitura I

Docente: BRUNO VINÍCIUS KUTELAK DIAS

Minicurrículo: Doutor e mestre em Letras – Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná, graduado em Letras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Possui experiência com o ensino fundamental e médio, com a graduação em Letras e atualmente é professor da pós-graduação em Teoria Literária na Uniandrade. Desenvolve pesquisa principalmente nas áreas relacionadas com Estudos de Gênero, tanto em língua portuguesa quanto inglesa.

Disciplinas:
Estudos de Gênero
Poéticas e Políticas Afro-americanas
Linguagem da Alteridade
Tópicos de Leitura I e III 

Docente: BRUNILDA TEMPEL REICHMANN

Minicurrículo: Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrado em Letras pela University of Nebraska at Omaha (UNO) doutorado em Letras pela University of Nebraska in Lincoln (UNL) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Graduate Assistant no curso de Letras da UNO; Professora de Literatura da Washburn University em Kansas e Professora Titular da UFPR. Atualmente é professora do Mestrado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade – Uniandrade, PR. Tem experiência na área de Literaturas de Língua Inglesa e Literatura Comparada, com ênfase em estudos intermidiáticos, trabalhando principalmente com narrativa ficcional e fílmica.

Disciplinas:
Teorias da narrativa
Estudos de Intermidialidade
Metodologia da pesquisa acadêmica
Tópicos de leitura III

Docente: CAMILA MARCHIORO

Minicurrículo: Doutora em Letras pela UFPR, Literatura Brasileira e Portuguesa. Professora e pesquisadora nas seguintes áreas: modernismo português e brasileiro, literatura brasileira, literatura portuguesa, crítica literária, literatura comparada, literatura de viagem, filosofia e literatura, relações histórico/literárias entre Brasil, Portugal, China e Índia, religião comparada, dança e literatura. Bolsista CAPES/PDSE, 2015, Universidade do Porto. Prêmio internacional Mário Quartin Graça: melhor tese na área de Ciências Sociais e Humanas, em 2019.

Docente: CÉLIA ARNS DE MIRANDA

Minicurrículo: Possui graduação em Licenciatura em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Paraná (1975), Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Paraná (1979), Doutorado em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana pela Universidade de São Paulo (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é Professora Titular (aposentada) da Universidade Federal do Paraná. Atua como professor Sênior no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR e como Professora Titular no Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas (Graduação) e na linha de pesquisa Literatura e outras linguagens, atuando principalmente nas seguintes abordagens: W. Shakespeare, literaturas de língua inglesa, recodificação moderna das peças shakespearianas, crítica teatral, teorias do teatro, estudos intermidiáticos, linguagens cênicas.

Disciplinas:
Imagem e literatura
Teorias do teatro
Estudos de intermidialidade
Poéticas da reciclagem

Docente: EDSON RIBEIRO DA SILVA

Minicurrículo: Doutor em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Possui graduação em Letras (1993) e especialização em Língua Portuguesa e Literatura (1998) pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul. Atualmente é professor de línguas portuguesa e inglesa na rede pública estadual de ensino, professor de teoria da literatura no curso de mestrado da Uniandrade, em Curitiba, e também de leitura e produção de textos no curso de letras da mesma universidade. Trabalha em escola particular de apoio escolar e de cursos preparatórios. Possui experiência na área de Letras, com ênfase tanto na área de linguística quanto na de literatura Artista plástico, trabalha com pintura e escultura. Escritor com contos publicados. Atua principalmente nas seguintes áreas: língua portuguesa, literatura brasileira, conto, análise do discurso, semiótica e teoria da literatura.

Disciplinas:
Escritas de si – autoficção
Teoria e estudos literários
Escrita criativa I
Escrita criativa II

Docente: GREICY PINTO BELLIN

Minicurrículo: Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atuou como professora de língua inglesa no Centro de Línguas da UFPR e como professora temporária de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ministrando aulas para o ensino médio e superior. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura brasileira, portuguesa e norte-americana do século XIX, com especial foco nas obras de Machado de Assis, Edgar Allan Poe e Camilo Castelo Branco, além dos estudos feministas e de gênero, temas aos quais toda a sua produção acadêmica se encontra vinculada. É mestre (2010) e doutora em Estudos Literários pela UFPR (2015), com pesquisa sobre as relações de confluência entre Machado, Poe e Baudelaire. Esteve recentemente vinculada ao Programa Nacional de Apoio à Tradução, financiado pela Fundação Biblioteca Nacional, tendo publicado, pela editora norte-americana New London Librarium, a coletânea Miss Dollar: early stories by Machado de Assis em junho de 2016. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR, conduzindo uma pesquisa pós-doutoral a respeito do uso da paródia nas obras de Machado de Assis e Camilo Castelo Branco. É professora titular do Mestrado em Teoria Literária da UNIANDRADE.

Disciplinas:
Estudos de gênero
Imagem e literatura
Metodologia da pesquisa acadêmica
Tópicos de leitura II

Docente: MAIL MARQUES DE AZEVEDO

Minicurrículo: Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1973), graduação em Curso Superior de Música Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1956), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1984) e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (1999). Professora da Universidade Federal do Paraná de 1988 a 2007, faz parte atualmente do corpo docente da UNIANDRADE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura de minorias, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros autobiográficos, literatura afro-americana.e literatura pós-colonial.

Disciplinas:
Linguagens da alteridade
Políticas e poéticas afro-americanas
Escritas de si – autoficção
Poéticas da reciclagem

Docente: MARCELO ALCARAZ

Minicurrículo. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1997) e Mestrado em Letras (2001) pela mesma instituição. Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), é Pós-Doutor pela Universidade do Minho, Portugal. Atua como professor em instituições privadas e públicas desde 1998, entre as quais a Universidade Positivo e o IFPR. Faz parte atualmente do corpo docente do Mestrado em Letras da UNIANDRADE. É escritor, autor do romance Senhor Z. Foi escolhido em 2017 como pensador residente pela editora galega Axóuxere, situada em Brión. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Literatura, principalmente nos seguintes temas: Escritas de si, Literatura Brasileira, O Romance de 30, História da Solidão e Sociedade do Espetáculo.

Disciplinas:
Crítica Cultural
Passagens da Modernidade
Escritas de Si – Autoficção
Tópicos de Leitura I

Docente: OTTO LEOPOLDO WINCK

Minicurrículo: É doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná, onde também atuou como professor substituto por dois anos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura e Literatura Brasileira. É escritor; autor do romance Jaboc, vencedor do Prêmio Nacional de Academia de Letras da Bahia de Romance 2005, lançado em 2006 pela editora Garamond. Tem ministrado diversas oficinas de criação literária, círculos de leitura e laboratórios de formação de mediadores de leitura.

Disciplinas:
Escrita criativa I
Passagens da modernidade
Tópicos de leitura I
Tópicos de leitura II

Docente: PAULO HENRIQUE DA CRUZ SANDRINI

Minicurrículo: É graduado em Desenho Industrial – Programação Visual pela Universidade Federal do Paraná (1998), mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutor em Letras também pela Universidade Federal do Paraná (2013). Sua dissertação de mestrado, na área dos Estudo Culturais, aborda a literatura contemporânea brasileira, em uma análise estético-sociológica do romance “Eles eram muitos cavalos”, de Luiz Ruffato. No doutorado, sua tese teve por tema a literatura do final do século XX na América Latina – um estudo centrado no escritor mexicano David Toscana e nos movimentos literários McOndo (Chile) e El Crack (México). É autor de nove livros, entre eles “O estranho hábito de dormir em pé” (contos), “O rei era assim” (romance curto), “Exposição das tripas” (obra experimental que se situa entre a poesia e a prosa), “Osculum obscenum” (romance curto), “David Toscana entre McOndo e El Crack – diálogos e divergências com a literatura latino-americana do século XX (história e crítica), “Balido do branco” (romance) e “Peixes coloridos de alto-mar (romance). Participou de coletâneas no Brasil e no exterior (Argentina, México e Peru), entre elas “Contos cruéis – as narrativas mais violentas da literatura brasileira contemporânea), “Futuro Presente” e “Geração Zero Zero – fricções em rede” (coletânea que teve por critério gerar um painel dos autores mais expressivos surgidos no início do século XXI, no Brasil). Paulo Sandrini é ministrante de palestras e de oficinas de criação literária desde 2007. Foi curador de eventos literários como “Expressões pan-americanas”, “Interseções”, “Dalton para todos”, “Nova cartografia” e “Curitiba literária”. É pesquisador na área dos Estudos Culturais, ministrando disciplinas sobre literatura latino-americana, linguagens da alteridade e teoria bakhtiniana – dentro do programa de Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade. Atuou também como publicitário e atualmente é editor e diretor de arte da Kafka Edições. Faz parte do GT Teoria literária e crítica cultural (mestrado Uniandrade) do qual é vice-líder. É conselheiro municipal de cultura de Curitiba para a área de Literatura.

Disciplinas:
Escrita criativa II
Tópicos de leitura II
Tópicos de leitura III
Linguagens da alteridade

Docente: VERÔNICA DANIEL KOBS

Minicurrículo: Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2009). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2000). Licenciada em Letras Português-Latim pela Universidade Federal do Paraná (1997). Professora do Curso de Mestrado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade. Coordenadora do Curso de Mestrado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade. Professora do Curso de Graduação de Letras da FACEL e da FAE. Consultora de língua portuguesa e linguagens da RPC TV e da Ó TV. Membro de grupos de pesquisa credenciados junto ao CNPq. Autora de diversos artigos sobre Literatura e Estudos Interartes. Autora de livros didáticos de Língua Portuguesa publicados pela editora Iesde Brasil S. A. Atualmente, desenvolve trabalhos que abrangem as áreas de Literatura, Cinema e Pintura, enfocando as relações entre palavra e imagem e as questões de identidade e alteridade.

Disciplinas:
Imagem e literatura
Literatura e tecnologia digital
Crítica cultural
Teoria e Estudos literários

A área de concentração – Teoria Literária  –  abriga quatro linhas de pesquisa:
I – Políticas da Subjetividade: abriga estudos relacionados às subjetividades da pós-modernidade, presentes na literatura e em outras expressões culturais.
II – Poéticas do Contemporâneo: abriga estudos relacionados à estética literária e à intertextualidade.
III – Literatura e Intermidialidade: abriga estudos da literatura e outras artes e mídias, tais como cinema, teatro, pintura e música.
IV – Escrita Criativa: aborda criticamente o processo de criação textual, compreendendo os mais diversos gêneros literários (narrativo, lírico, dramático).
DESCRIÇÃO DAS LINHAS DE PESQUISA E RELAÇÃO ENTRE AS LINHAS E AS DISCIPLINAS
I – POLÍTICAS DA SUBJETIVIDADE
Esta linha de pesquisa volta-se aos estudos de cultura, teoria, história e crítica literária com vistas à investigação dos processos de construção da subjetividade nos contextos literário, histórico, político e cultural. Investigação dos processos pelos quais o texto literário articula as relações de poder que dão origem à formação do sujeito romântico, tanto em seu aspecto político, quanto ontológico, ético e epistemológico. Estudos cujo enfoque redunda na produção de saberes capazes de ampliar a compreensão em torno das políticas que foram ou estão sendo empregadas no processo de construção das subjetividades, tanto por meio da individualidade, quanto através da coletividade. Discussão das formas e práticas de construção da subjetividade das minorias nos textos de autores representativos da minoria estudada.
Entende-se aqui a subjetividade romântica como um conjunto de valores identitários representativos da relação de forças no campo artístico, histórico e cultural do período. Os estudos propostos nesta linha pretendem aproveitar a metodologia do pensamento romântico como anotação intermediária, visto que ao centrar a produção do discurso num EU histórico e individualizado, o romantismo, paradoxalmente, multiplica olhares sobre indivíduos.
Por outro lado, as investigações do humano ganham dimensão mais complexa a partir do momento em que é possível questionar a dicção clássica do homem; a experiência surge como errância do sujeito centrado no discurso individualizado, cúmulo de angústias e destinos opacos. Torna-se possível pensar pela lógica da diferença. Diferença de credo, de raça, de forma e de lugar. Dessa forma, as séries se complexificam e operam num meio em que a força dos campos social e político se relativizam radicalmente. Por outro lado, mas em simultaneidade, estudar os processos identitários posteriores ao romantismo significa também acompanhar as linhas de totalitarismo que buscam “estancar” as vozes da diferença no meio social, político e cultural. Trata-se, portanto, de investigar e questionar as dicções do humano que ganham voz e lugar por meio de individualidades que se chocam ou se harmonizam caoticamente numa nova lógica de disputas e acordos nos campos social, político e cultural; trata-se, ainda, de verificar como opera a lógica de estatuir valores nacionais a partir de construções identitárias que tomam por base princípios determinados por forças sociais hegemônicas. Da mesma forma, cabe aqui a investigação da noção de raça ou etnia dentro e fora dos discursos nacionais; ou mais, a questão de gênero, presente na reflexão sobre autoria e identidades sexuais do discurso cultural nos meios social e político.
Neste sentido, o vocábulo “política” é aqui empregado para além de sua acepção tradicional, implicando não só as relações decorrentes do poder de Estado, mas toda e qualquer forma pela qual o poder se manifeste. Nesse sentido, o poder é uma prática social, algo que se exerce. O poder e a política, assim concebidos, dão origem a um duplo paradoxo. Em primeiro lugar, pressupõe-se a existência de sujeitos, de alguém que submeta outrem a seu domínio e outro alguém que se deixe submeter. Contudo, a própria ideia de subjetividade já pressupõe as relações de poder, uma vez que o sujeito só se reconhece a si mesmo na apreensão fenomenológica da existência de um Outro. Em outras palavras, a política pressupõe a subjetividade e, ao mesmo tempo, a subjetividade só se dá como resultado do exercício da política. Em segundo lugar, o modo como o texto literário articula as relações de poder que dão origem à formação do sujeito pressupõe uma referência a uma instância extratextual, o contexto, seja este o do autor, do leitor, dos personagens ou de mais de um destes concomitantemente. A linha de pesquisa Políticas da Subjetividade se define, portanto, como uma investigação acerca do modo como o discurso literário encontra uma solução poética e não necessariamente especulativa aos paradoxos mencionados acima.
Disciplinas relacionadas à linha de pesquisa Políticas da Subjetividade
Disciplinas nucleares ou propedêuticas (4001, 4002, 4003, 4004, 4005)
Código 4006 – Crítica Cultural
Código 4007 – Passagens da Modernidade
Código 4008 – Poéticas e Políticas Afro-Americanas
Código 4010 – Linguagens da Alteridade
Código 4020 – Tópicos de Leitura I
Código 4021 – Tópicos de Leitura II
II – POÉTICAS DO CONTEMPORÂNEO
Eixo de estudos que buscam evidenciar as tensões entre as posturas mais pragmáticas e tradicionais dos estudos literários e a perspectiva mais genérica e inclusiva que tem marcado a atuação teórica contemporânea, sobretudo quando se pensa na diversidade de reciclagens, combinações e recombinações no âmbito dos gêneros textuais e das múltiplas abordagens teóricas. Estudo das poéticas literárias em suas expressões contemporâneas, com ênfase à passagem da modernidade à pós-modernidade e à desconstrução dos discursos de caráter totalizante.
Os termos “moderno” e “pós-moderno” são problemáticos e controvertidos. O significado dos conceitos de modernidade e modernismo depende do contexto em que se originaram e em que são usados. Modernidade implica uma oposição a algo, e particularmente a uma época histórica que tenha passado e sido superada. Nas artes e na literatura, usa-se o vocábulo “modernismo” para nos referirmos ao desenvolvimento de formas de arte mais auto-reflexivas que surgem no final do século XIX. Outrossim, os usos da palavra “pós-modernismo” mostram tamanha diversidade de significados que ela própria contesta a simples definição. O romance pós-moderno, por exemplo, poderia ser descrito como incorporando um experimentalismo à forma narrativa, por intermédio do qual se busca um rejuvenescimento das convenções estabelecidas da própria forma.
Em outras palavras, o pós-modernismo é um discurso estético de vanguarda, que procura superar as limitações das convenções tradicionais ao procurar novas estratégias para descrever e interpretar a experiência. De acordo com Lyotard, o pós-modernismo não deve ser compreendido como uma progressão histórica que sinalize uma partida presente de um modernismo passado. O modernismo é, na verdade, caracterizado como uma resposta a um conjunto de preocupações que já são, elas mesmas, pós-modernas, uma vez que incorpora um forte desejo nostálgico pelo senso perdido de unidade e constrói em seguida uma estética de fragmentação. O pós-modernismo, ao contrário, começa com a falta de unidade mas, ao invés de lamentá-la, celebra-a. Estas discussões são retomadas por outros críticos associados ao pós-modernismo, como Jean Baudrillard, Fredric Jameson, Jacques Derrida, Michel Foucault, Luce Irigaray, entre outros.
Diante do exposto, optou-se pelo uso do termo “contemporâneo” para dar conta da multiplicidade de linguagens, pluralidade de abordagens teóricas e tendências críticas da época atual, uma vez que o texto literário e suas reciclagens artísticas apresentam-se hoje de forma múltipla, instável e complexa, numa variedade infinita de manifestações ainda pouco pesquisadas. Objetiva-se caracterizar os processos de construtividade, visando a problematização das complexas relações de forma e conteúdo em todos os níveis, nos termos das concepções estéticas e das metalinguagens hoje vigentes.
A contemporaneidade se caracteriza pela multiplicidade de linguagens literárias, pluralidade de abordagens teóricas e tendências críticas. A reciclagem artística, ou seja, a apropriação e/ou adaptação de textos, elementos culturais, formas e convenções literárias herdadas, que também se fez presente anteriormente, é uma tendência marcante. A contaminação de gêneros, a permeação de técnicas e recursos literários, os procedimentos paródicos e combinatórios e o dialogismo intertextual tornaram-se, na época de hoje, lugares comuns. Consideramos relevante, portanto, investigar as manifestações literárias que se fizeram necessárias para expressar a realidade em processo e a relatividade de valores de nossos dias, cujo mapeamento servirá para ampliar a discussão em torno da relação forma /conteúdo e constituir-se-á em veículo fecundo para repensar as relações do homem de hoje com o mundo contemporâneo.
Disciplinas relacionadas à linha de pesquisa Poéticas do Contemporâneo
Disciplinas nucleares ou propedêuticas
Código 4011 – Poéticas da Modernidade
Código 4012 – Poéticas da Reciclagem
Código 4013 – Poéticas da Cena Contemporânea
Código 4020 – Tópicos de Leitura I
Código 4021 – Tópicos de Leitura II
Código 4022 – Tópicos de Leitura III
III – LITERATURA E INTERMIDIALIDADE
Esta linha de pesquisa “Literatura e Intermidialidade” pretende debater os conceitos de intermidialidade sob uma perspectiva que vai além de um simples comparativismo, focalizando especialmente o estudo das inter-relações, dos contágios, das imbricações e dos atritos entre a literatura e outras formas de arte/mídia, que, cada vez mais convergem, gerando processos discursivos cada vez mais complexos. Transitando entre a materialidade do texto literário e a semiologia do texto, da imagem e do som, esta linha tem como meta o estudo dos processos de produção de sentido, valendo-se de conceitos como transposição midiática e intermidialidade, tradução ou transposição intersemiótica, adaptação intermidiática, entre outros. Entre seus objetivos, destacamos a análise crítica de obras (contemporâneas ou não), constituídas de textos em diferentes mídias, incluindo produções baseadas na combinação de várias mídias (espetáculos teatrais, óperas, filmes, histórias em quadrinhos, instalações e canções), bem como transposições intermidiáticas (adaptações cinematográficas, romantizações, etc.) e referências intermidiáticas: musicalização da literatura, transposition d’art, ecfrases – representações verbais de textos compostos em signos não verbais –, referências a pinturas em filmes e fotografias, entre outros.
Com enfoque transdisciplinar, esta linha de pesquisa visa a estudar as relações entre a literatura e outras artes e mídias sob o ponto de vista das teorias da Intermidialidade. Como se sabe, os Estudos da Intermidialidade constituem uma resposta à tendência à especialização extrema, que tem impedido uma compreensão mais aberta das profundas interações entre as várias formas de mídias e artes na contemporaneidade. Durante as últimas décadas, estudos sobre a Intermidialidade e a Multimodalidade têm sido estabelecidos em diversas instituições de ensino superior na Europa e na América do Norte. Entretanto, essa abordagem não é inteiramente nova, pois os Estudos da Intermidialidade foram precedidos historicamente por áreas como Estética, Filosofia, Semiótica, Literatura Comparada, Estudos da Mídia e da Comunicação, bem como Estudos Interartes. Na verdade, essa área foi denominada inicialmente “Artes Comparadas”, termo compreensível apenas para aqueles que o associavam ao conceito de Literatura Comparada. Em seguida passou a se chamar “Interarts Studies”, que corresponde a “Estudos Interartes”, em português; porém, nos países de língua alemã, a área sempre teve a denominação de Estudos da Intermidialidade.
Os Estudos da Intermidialidade ampliam o escopo de suas pesquisas ao incorporar o termo “mídias” (e não apenas “artes”): como o conceito de “arte” está associado a certos valores e convenções culturais, o termo “mídia”, com sua ênfase na materialidade dos produtos de uma mídia, tem se mostrado frequentemente mais adequado para a produção cultural desde o início do século XX – sem, no entanto, eliminar um discurso sobre “arte” em determinados contextos. Em suma, podemos definir a Intermidialidade basicamente como o estudo da cooperação e colaboração entre as mídias e as formas de arte, isto é, dos fenômenos que ocorrem entre as mídias. Assim, esse tipo de pesquisa trata de produtos culturais marcados pela ausência de limites entre uma arte/mídia e outra, consciente de que não há formas artísticas/midiáticas “puras”, já que todos os tipos de mídia e de arte estão relacionados de várias maneiras.
Esta linha de pesquisa se propõe a funcionar como uma rede, na qual os pesquisadores envolvidos podem realizar um amplo debate sobre a pertinência do conceito de intermidialidade como um operador de leitura de textos (no sentido amplo deste termo), além de promover pesquisas sobre produtos culturais/artísticos caracterizados pelo cruzamento de artes e mídias.
Disciplinas relacionadas à linha de pesquisa Literatura e Intermidialidade
Disciplinas nucleares ou propedêuticas
Código 4014 – Imagem e Literatura
Código 4015 – Estudos de Intermidialidade
Código 4016 – Literatura e Tecnologia digital
Código 4020 – Tópicos de Leitura I
Código 4022 – Tópicos de Leitura III
IV – ESCRITA CRIATIVA
Esta linha de pesquisa foi implantada considerando-se a vocação do programa para tratar da prática da escrita e de seus processos criativos. Tal vocação emergiu da presença, dentre o corpo docente do Doutorado, de professores escritores bastante representativos no meio literário regional e nacional. São eles: Edson Ribeiro da Silva, Marcelo Alcaraz, Otto Leopold Winck, Paulo Sandrini e Sigrid Renaux. Esta linha considera que os estudos literários, corretamente compreendidos, não se resumem ao estudo do texto enquanto entidade textual autônoma, tampouco à análise das condições de sua produção – isto é, ao contexto, aquilo que está no “entorno” do texto – ou à história de suas múltiplas e sucessivas recepções.
Recentemente desenvolveu-se um campo de estudos teóricos e práticos em que o texto literário é analisado enquanto processo de criação na sua interação ambivalente com as artes e os processos humanos mais amplos. Nesse sentido, pretende-se lançar um olhar sobre os bastidores, por assim dizer, do processo criativo, libertando-o na medida do possível das concepções românticas que ainda o envolvem. Desde Edgar Alan Poe que os autores mostram que o processo criativo não depende unicamente daquilo que é chamado de inspiração, mas também de um trabalho consciente de organização de ideias e palavras, baseado em técnicas e teorias e considerando as mais diversas instâncias do sistema literário.
O processo criativo em si é, atualmente, tema abordado a partir de diversas concepções, desde a crítica genética até a semiótica. Tal processo pode constituir ele mesmo uma tomada de posição do escritor e do artista, contribuindo para a discussão do aspecto ideológico da literatura. A relação do autor com o texto, o conceito de autoria e suas relações com a tramas textuais, os diferentes processos criativos e suas teorias de base, a articulação entre criação consciente e inspiração são alguns dos objetos desta linha de pesquisa. Da mesma forma, é alvo de análise a dialética entre invenção e tradição, e como isso se dá dentro de um determinado sistema literário, com seus mais variados vínculos e diálogos com o campo do extraliterário. Entrando no complexo universo dos gêneros literários, os elementos da narrativa e suas articulações arquitetônicas, a poesia e sua “hesitação” entre som e sentido também são alvo dos estudos aqui desenvolvidos. Mas como essa linha de pesquisa desborda da teoria para a prática, exercícios de escrita criativa serão basilares nesse processo, com a produção e a análise de diversos textos narrativos, poéticos e dramáticos, entre outros.
Não se pode deixar de considerar também os fenômenos mais recentes de escrita colaborativa e sincrônica, típica das plataformas digitais, e sua inserção no sistema da literatura, as implicações no processo criativo literário, a problematização da relação entre autor e leitor e, por que não, os efeitos desta prática na circulação e recepção da obra literária. Enfim, como o processo criativo está no centro do campo discursivo que se denomina “literatura”, é na presente linha de pesquisa que ele receberá em nosso programa toda a atenção analítica e prática.
Disciplinas relacionadas à linha de pesquisa Escrita Criativa
Disciplinas nucleares ou propedêuticas
Código 4017 – Escritas de si – Autoficção
Código 4018 – Escrita Criativa I
Código 4019 – Escrita Criativa II
Código 4020 – Tópicos de Leitura I
Código 4021 – Tópicos de Leitura II

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