Estructura Curricular

ESTRUTURA CURRÍCULAR

Mestrado: Procurando atender aos prazos recomendados pela CAPES, o fluxograma do Curso de Mestrado em Teoria Literária adota a seguinte política de créditos: o mestrando deve totalizar 58 créditos, necessários à conclusão do curso. Estes estão distribuídos em atividades diversas, assim definidas:

  • Disciplinas: 24 créditos em disciplinas teóricas eletivas, ofertadas pelo curso (a aprovação dependerá da obtenção de no mínimo a média 7,0 ou conceito C em cada uma).
  • Producción científica y presentación en eventos: el alumno debe publicar dos artículos científicos en periódicos indexados y participar, con exposición oral, de dos eventos asociados al área, totalizando tales actividades 4 créditos; además, debe impartir ponencia o taller sobre el tema de su investigación.
  • Tesina de Maestría: la actividad totaliza 30 créditos, subdivididos en 12 créditos para la calificación del trabajo y 18 créditos para la defensa del mismo.

Doutorado: Procurando atender aos prazos recomendados pela CAPES, o fluxograma do Curso de Doutorado em Teoria Literária adota a seguinte política de créditos: o mestrando deve totalizar 100 créditos, necessários à conclusão do curso. Estes estão distribuídos em atividades diversas, assim definidas:

  • Disciplinas: 24 créditos em disciplinas teóricas eletivas, ofertadas pelo curso (a aprovação dependerá da obtenção de no mínimo a média 7,0 ou conceito C em cada uma).
  • Produção científica e apresentação em eventos: o mestrando deve publicar quatro artigos científicos em periódicos indexados ou anais e participar, com exposição oral, de quatro eventos ligados à área, totalizando tais atividades 16 créditos; além disso, deve ministrar um mini-curso de 5 horas/aula sobre o tema de sua pesquisa (10 créditos).
  • Tese de doutorado: a atividade totaliza 50 créditos, subdivididos em 20 créditos para a qualificação do trabalho e 30 créditos para a defesa da tese.

O curso poderá aproveitar créditos provenientes de outros programas de pós-graduação, desde que alinhados com as linhas de pesquisa deste. O máximo a ser aproveitado totaliza 6 créditos. Inserido no programa, o estudante também desenvolve atividades de extensão, como palestra, oficina ou mini-curso, a serem ofertados aos demais. O interesse aqui é o aprimoramento das habilidades do estudante para capacitá-lo como docente de nível superior.