OBJETIVO GERAL

O Mestrado em Teoria Literária da UNIANDRADE objetiva informar, formar e qualificar profissionais de Letras e de áreas afins, professores, pesquisadores e escritores, tendo como ênfase a elaboração de pesquisas e a produção de conhecimentos relacionados à teoria e aos estudos literários e observando a articulação entre linhas de pesquisa, projetos de pesquisa (e a produção intelectual proveniente dos mesmos) e as disciplinas que o Programa oferece.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Operacionalizar instrumentos teórico-metodológicos capazes de enriquecer e ampliar o saber acadêmico dos docentes e discentes do Programa.

Abordar aspectos das poéticas moderna e pós-moderna.

Aprofundar a capacidade teórico-crítica dos mestrandos, fornecendo subsídios aos profissionais de Letras e áreas afins, com a finalidade de prepará-los adequadamente para atuarem junto ao ensino, em qualquer nível.

Possibilitar o debate fundamentado nas diferentes vertentes críticas da teoria literária.

Fornecer o instrumental teórico atualizado e necessário à leitura crítica de textos da literatura brasileira e textos da literatura de língua estrangeira, especialmente conexos às quatro linhas de pesquisa do curso – Poéticas do Contemporâneo, Políticas da Subjetividade, Literatura e Intertextualidade e Escrita Criativa.

Focalizar aspectos como o entrelaçamento de linguagens que geram novas possibilidades estéticas.

Estimular a consolidação dos projetos atrelados às linhas de pesquisa do mestrado.

Pesquisar diferentes visões sobre a literatura em si e sobre as relações da literatura com outras artes e mídias.

Desenvolver, por meio do Programa de Inserção Social, cursos que aprimorem habilidades de leitura e de apreciação crítica, com oferta de cursos gratuitos e acessíveis a qualquer interessado.

Desenvolver, por meio do Programa de Atualização Docente, habilidades de leitura e da utilização de abordagens críticas para professores de Letras que atuam no ensino fundamental, médio e superior, ao ofertar cursos gratuitos, acessíveis a qualquer professor.